1.º PASSEIO MOTOTURÍSTICO DE 2018 (POR TERRAS DE CASTRO LABOREIRO)

Ao fim de tanto tempo sem passeio, uma vez mais com algum “esforço”  lá se conseguiu arranjar uma data para o primeiro do ano!

Estamos em agosto, mês de férias e lembrei os amigos Isaque e Sandra emigrados em frança que tinham chegado para uma vez mais cumprir o habitual período de férias e claro como motards que são, aproveitei a data para os convidar para a passeata que não se fizeram rogados!

O destino era Castro Laboreiro, lá em cima no extremo da serra do Gerês encostado a Espanha.

Não sendo a primeira vez que lá ia-mos, a última já tinha sido à seis anos!

Como o tempo passa!

É claro que correndo o risco de me repetir na descrição de outros encontros, lá fomos repetir mais um destino, mas este é um destino que não se esquece!

Não se esquece, pelo percurso escolhido, não foi o primeiro percurso aquando a primeira vez, mas com o passar das “idas” este foi unanimemente o eleito.

Como sempre o encontro foi à porta da oficina e andamos cerca de um quilómetro e a minha “menina” mais velha, provavelmente pelo tempo que passa à espera para uma passeata, amuou!

Não consigo ficar zangado com ela, por mais que quisesse e com alguma paciência e com alguma telepatia ia questionando-a, porquê amuares agora com todo este pessoal faminto para fazermo-nos à estrada e não queres colaborar?

Tal “médico”, para poder oscultar tirei-lhe uma peça, não de roupa, mas a tampa lateral para verificar os fusíveis e não é que a safada só precisou de umas “cocegas” no fusível e voltei a mexer na chave de ignição e não foi necessário aplicar o desfibrilhador para voltar à vida!

Ainda bem que estava-mos ainda próximos do início, mas tinha uma sensação que a minha menina não ia deixar-me ficar mal!

Mas felizmente, foi rápida a intervenção, toca a alinhar o pessoal que se faz tarde, sendo que a próxima paragem seria na Póvoa de Lanhoso, para um café ou sumo reconfortante, pois ainda havia muita estrada para percorrer.

A próxima paragem, seria junto às pontes no Gerês para uma foto (para mais tarde recordar),

Claro, neste sítio não faltava atividade ou não estivesse-mos em pleno verão, com o rio ali ao lado e um calor excecional.

Todos em cima das suas montadas em direção ao Gerês, atravessar a vila foi difícil, porque havia gente por todo o lado e quando conseguimos passar, começamos a subir em direção a Portela do Homem.

O percurso até à antiga (portagem) fronteira é delicioso, com curvas espetaculares e com um cheiro no ar que não se esquece, principalmente ao atravessar a mata da albergaria em que o contraste com a frescura nas sombras das árvores a água dos riachos e os excrementos deixados pelos animais à solta, provoca uma mescla de cheiros inolvidáveis!

Atravessada a antiga portagem e entramos no Xerês espanhol, a diferença, principalmente no pavimento da estrada é simplesmente espetacular e a próxima paragem seria em Torneiros, uma aldeola termal com muita água, como é normal, principalmente apreciada não só no verão mas também no inverno, devido à sua “alta” temperatura na nascente, que faz com que no tempo frio seja procurada para banhos!

Claro que não faltava pessoal e aproveitamos para mais umas fotos, nós gostamos do click!

A barriga já começava a sentir-se e uma vez mais reagrupamos as “meninas” e toca a dar gás, havia ainda estrada para acelerar e Lóbios seria a próxima povoação.

Atravessamos Lóbios com o pensamento no destino, pela ponte sobre o rio lima “seco” e no seu final no meio do nada uma bomba de gasolina da Repsol, toca a atestar que é mais barato!

Reagrupar, vamos lá que se fazia tarde e era necessário efetuar os poucos quilómetros que nos separavam novamente da entrada em Portugal e finalmente a aldeia de A Meixueira com a indicação de PORTUGAL, mais umas fotos para o registo.

Agora que já estava-mos nas proximidades de Castro Laboreiro  “saboreamos” a pouca distância que nos separava, sempre com muito sol e calor a ajudar no percurso.

Chegados a Castro Laboreiro, dirigimo-nos ao Hotel Restaurante Mira Castro, anteriormente designado de Albergaria Mira Castro, onde fomos recebidos pelo seu proprietário o Sr. Fernando, que tratou de nos levar à mesa destinada ao pessoal!

Na mesa esperava-nos as habituais entradas típicas da região e depois o verdadeiro repasto, um cabritinho à maneira e claro o “fiel amigo” não o cão da raça da região com o mesmo nome, mas sim aquele vindo dos mares do norte da europa, um magnífico bacalhau (gostoso) e claro a respetiva pinga, para o remate “moderado”, pois tinha-mos que voltar em segurança para casa.

Era necessário retomarmos a estrada e a próxima paragem já estava prevista, seria a Senhora da Peneda e claro que a distância que nos separava deste santuário que faz parte do Gerês não podia deixar ninguém indiferente pela paisagem bucólica e claro pela circulação nas bermas e ao longo de todo o percurso que nos separava até lá, do gado característico da região, ovelhas, cabras, cavalos garranos e as vacas da raça barrosã.

Chegados e estacionadas as “meninas” fomos apreciar o Santuário e a paisagem única, com o seu enorme penedo por trás e aproveitar também para saciar a sede numa esplanada e claro mais umas fotos e novamente fazíamo-nos à estrada, pois ainda havia bastante estrada para percorrer, com as suas características próprias, os animais soltos que obrigava a cuidado especial de circulação.

E claro, Ponta da Barca seria o próximo destino, sem antes ainda termos parado a meio da serra para reagruparmos para depois passarmos pelo Lindoso e a sua barragem, para finalmente chegarmos à localidade que indicamos.

Chegados, deparamo-nos com uma cidade cheia de gente, pois decorria uma festa, normal nesta altura de verão.

Estando um calor quase insuportável, apetecia uma bebida fresca e foi com essa que aproveitamos para nos despedir de alguns amigos que levariam outra direção para suas casas e os restantes, onde me incluía, viríamos em direção à cidade dos arcebispos para depois Santo Tirso ser o próximo destino e o fim!

Correu tudo muito bem, sem incidentes, que é o mais importante.

Até uma à próxima!

11 de agosto de 2018